Programação

Credenciamento

Das 9h às 19h.

540min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Abertura

19h às 21h30 | Circe Monteiro (INCITI/UFPE), Anísio Brasileiro (UFPE), Georgia Haddad Nicolau (SPC/MinC), Gabriel Medina (SNJ), Cida Pedrosa (Semas/PCR), Haroldo Pinheiro (CAU/BR), Mãe Beth de Oxum (Centro Cultural Coco de Umbigada) e Pablo Oxaguiam (Rede Nacional da Juventude de Terreiros).

90min

Torre Malakoff, Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife

Aberto ao Público

Guitinho da Xambá, Geórgia Haddad Nicolau e Thaís Brito

Urban Thinkers Session – Painel: Cultura e Cidade

10h às 12h30 | As práticas hegemônicas de planejamento urbano são baseadas em funções, conceitos e métodos que excluem a participação da maioria dos cidadãos, o que contribui muito para a fragmentação do tecido social e urbano das cidades contemporâneas. Parte-se aqui do entendimento de que as vivências no espaço público são essenciais para transformar as cidades em lugares mais humanos e sustentáveis. Buscar relações sociais entrelaçadas à cultura e sua conexão com o espaço urbano são algumas das questões para uma Nova Agenda Urbana. Propõe-se um diálogo que relacione políticas públicas e construção de sistemas urbanos acessíveis, inclusivos e democráticos. Partindo dessa perspectiva, são lançadas aqui perguntas para o debate: Como ativar laços entre cultura e urbanismo para modificar maneiras de vivenciar e produzir nossas cidades? Como se configura a cultura emergente das nossas cidades e quais suas fontes de criação de riqueza? Qual o papel da cultura na regeneração urbana? Quais os desafios para que a cultura urbana e digital possam interagir e ajudar na recuperação? Como as soluções desses desafios podem cooperar com uma Nova Agenda Urbana?

150min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Guitinho da Xambá, Geórgia Haddad Nicolau e Thaís Brito

Mediador: Geber Ramalho

Camilo Cantor, Gabi Agustini e Liduína Lins

Urban Thinkers Session – Painel: Cidades Inteligentes e Ativismo Tecnosocial

10h às 12h30 | Cada vez mais a dimensão tecnosocial das cidades torna-se um tema incontornável no desenvolvimento urbano sustentável do século XXI. A partir de uma releitura crítica das chamadas 'cidades inteligentes' - em geral baseadas em soluções privadas de empresas para o Estado - serão debatidas propostas de experiências emergentes de resistência e ativismo baseadas em uma relação territorial com a cidade. O que se pode definir como "cidade inteligente"? É possível reverter a assimetria de poder presente na relação entre o Estado e o cidadão, típicos dos projetos baseados neste conceito? O que podemos aprender com experiências da sociedade civil que apontam para uma ressignificação desta ideia?

150min

Auditório da Livraria Cultura | Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife

Lotação: 107 pessoas

Camilo Cantor, Gabi Agustini e Liduína Lins

Mediador: Adriano Belisário

Milton Leituga, Mano Silva e Edgleison Rodrigues

Urban Thinkers Session – Painel: Protagonismo da Periferia na Transformação Urbana

10h às 12h30 | A grande maioria das cidades brasileiras abriga inúmeros assentamentos precários distribuídos por quase todas as partes dos seus territórios, e não somente nas "periferias geográficas". Mas mesmo assentamentos localizados nas regiões centrais ainda permanecem como lugares marcados pela segregação socioespacial. Em algumas cidades, os territórios dessa "periferia" abrigam até mais da metade da população urbana e são sua principal fonte de riqueza cultural e de força de trabalho. Apesar disso, a atenção e os investimentos do poder público nestes territórios são claramente desproporcionais à sua dimensão e importância. Diante desse quadro, propõe-se a seguinte questão para o debate: Quais os caminhos possíveis para que a força criativa e o potencial das periferias sejam canalizados na transformação das nossas cidades?

150min

Paço do Frevo, R. da Guia, S/N, Bairro do Recife

Lotação: 40 pessoas

Milton Leituga, Mano Silva e Edgleison Rodrigues

Mediadora: Domenica Rodrigues

Constituinte 1 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer as trocas em torno de soluções inovadoras, reunindo os protagonistas da conferência para defender os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Constituinte 2 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

Auditório da Livraria Cultura, Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife

Lotação: 107 pessoas

Constituinte 3 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

Paço do Frevo, R. da Guia, S/N, Bairro do Recife

Lotação: 40 pessoas

Drafting Session – Sistematização

18h às 20h | Participantes se reúnem para apresentar o resultado do trabalho desenvolvido nas sessões constituintes e sistematizá-lo coletivamente em apenas um documento síntese. Os pontos mais relevantes irão compor o documento a ser apresentado ao Habitat III.

120min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Urban Labs

14h às 22h | Futebol, cineclube, realidade virtual, debate e apresentações culturais. Confira abaixo a programação completa desta quarta-feira (25) (mais…)

480min

Rua Domingos José Martins, Bairro do Recife

Aberto ao público

Geraldine de Bastion, John Fass e Paulo Lara (Pajé)

Urban Thinkers Session – Painel: Tecnocidades

10h às 12h30 | O determinismo tecnológico ecoa como um dos principais vértices de reconfiguração da vida social e do espaço urbano. Convergências recentes entre tecnologias de baixo custo, inovação cidadã e políticas inclusivas, revelam novos arranjos e sugerem oportunidades para transformações sociais, econômicas e políticas. As "cidades inteligentes" são apresentadas como a nova encarnação da hibridização das relações humanas que possibilitam a otimização da vida através de uma série de "gadgets". Instrumentos, máquinas, ferramentas e toda sorte de artefatos passam a protagonizar a vida urbana, cuja ecologia se vê enredada nas distintas apropriações de tais objetos. Pensar as cidades como organismos tecnosociais sensitivos é um tema crucial para o futuro do planejamento urbano. É necessário partir de uma visão sistêmica para compreender as interrelações de diferentes elementos ecológicos, cognitivos e afetivos que co-habitam as cidades. A partir dessa perspectiva, pergunta-se: Como as tecnologias abertas podem contribuir para as cidades inclusivas? Como fomentar práticas colaborativas envolvendo a juventude na construção do desenvolvimento sustentável? Como promover e fortalecer relações entre indivíduos e seu patrimônio tecnocultural? Como empreender ‘tecnologias abertas’ para criar Cidades Sensitivas e Inclusivas?

150min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Geraldine de Bastion, John Fass e Paulo Lara (Pajé)

Mediador: Felipe Fonseca

Convidados: Ivana Bentes, Clairton da Silva e Mestre Chico

Urban Thinkers Session – Painel: Espaço Público e Mobilização Social

10h às 12h30 | Nos últimos anos, ocupar o espaço público se tornou um imperativo. Ocupar ruas, avenidas, praças e vielas com encontros, arte, música e manifestações capazes de transformar a percepção, os significados e as ações sobre o espaço urbano, sobretudo o espaço público. Entende-se que esta é uma atitude necessária para construir uma Nova Agenda Urbana. A emergência dos movimentos de ocupação apontam para a demanda urgente de uma maior incidência da sociedade civil sobre a produção e gestão de suas cidades. Do mesmo modo, é essencial redescobrir e conectar os territórios fragmentados que compõem o espaço urbano. Construir pontes para cruzar as fronteiras que segregam este espaço, usando a força criativa que já pulsa nesse ambiente, para torná-los mais inclusivos e sustentáveis. Muitas das contribuições relevantes nesse campo se inspiram e fomentam práticas de urbanismo emergente e tático. Partindo dessa leitura, propõe-se as seguintes perguntas norteadoras: Como pensar o espaço público como lugar de vivência e aprendizado? Quais as interfaces possíveis entre práticas de urbanismo emergente/tático e as políticas públicas? Como favorecer práticas inclusivas no espaço urbano?

150min

Auditório da Livraria Cultura, Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife

Lotação: 107 pessoas

Convidados: Ivana Bentes, Clairton da Silva e Mestre Chico

Mediadora: Belize Câmara

Convidados: Mãe Lúcia de Oya, Evaniza Rodrigues e André Araripe

Urban Thinkers Session – Painel: Moradia e Identidades

10h às 12h30 | O processo de produção de moradias é algo muito mais abrangente do que a construção de unidades habitacionais em si. Ele vai além da materialidade das edificações e envolve, antes de tudo, a conquista de um espaço físico, um terreno que se transforma em "lugar" ao longo de sua ocupação e apropriação. O ato de morar e de produzir moradias está fortemente relacionado com a construção ou a valorização de identidades das pessoas e dos lugares. Não se trata de construir apenas casas, mas de lugares para se viver. Produzir moradias não é uma atividade para ser delegada exclusivamente ao poder público, ou ao mercado imobiliário, pois demanda a participação da população a qual se destina as habitações. Trata-se de promover a produção social de moradias. A partir desse entendimento, propõe-se algumas perguntas para nortear o debate: Quais os caminhos possíveis para produzir moradias que valorizem as identidades das pessoas e dos lugares? Como fortalecer políticas públicas de produção social de moradias em escala e qualidade compatível com os desafios existentes?

150min

Paço do Frevo, R. da Guia, S/N, Bairro do Recife

Lotação: 40 pessoas

Convidados: Mãe Lúcia de Oya, Evaniza Rodrigues e André Araripe

Mediador: Luis de La Mora

Constituinte 1 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Constituinte 2 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

Auditório da Livraria Cultura, Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife

Lotação: 107 pessoas

Constituinte 3 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

Paço do Frevo, R. da Guia, S/N, Bairro do Recife

Lotação: 40 pessoas

Drafting Session – Sistematização

18h às 20h | Participantes se reúnem para apresentar o resultado do trabalho desenvolvido nas sessões constituintes e sistematizá-lo coletivamente em apenas um documento síntese. Os pontos mais relevantes irão compor o documento a ser apresentado ao Habitat III.

120min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Urban Labs

14h às 22h | Instalações, caminhada com acessibilidade, dança, oficina, lanternaço, debate e música. Confira abaixo a programação do Urban Labs nesta quinta-feira (26). (mais…)

480min

Rua Domingos José Martins, Bairro do Recife

Aberto ao público

Convidados: Ana Vaneska de Almeida, Gustavo Restrepo e Carlos Vainer

Urban Thinkers Session – Painel: Cidades Sensitivas, Cidades Inclusivas

10h às 12h30 | Uma das marcas mais evidentes das cidades contemporâneas é a fragmentação acentuada dos seus tecidos urbanos e sociais. Fragmentação que se expressa na existência de inúmeros territórios urbanos que não se reconhecem como parte do mesmo tecido e que, em alguns casos, são tratados de forma assimétrica nos processos de urbanização da cidade. Parte-se aqui do entendimento de que é essencial (re)conhecer profundamente as partes invisibilizadas do território urbano para que estas sejam plenamente integradas a ele. As contribuições nesse campo buscam experiências que lancem um olhar sistêmico, e sobretudo sensitivo, a respeito do território urbano, de modo a promover a sua integração com a inclusão socioambiental. Nesta sessão, são lançadas as seguintes questões norteadoras: Como ressignificar e suplantar as fronteiras que delimitam e fragmentam as cidades contemporâneas? Como favorecer práticas inclusivas no espaço urbano? Como promover integração urbanística sem gentrificação? Como conciliar a preservação de identidades territoriais com integração urbanística?

150min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Convidados: Ana Vaneska de Almeida, Gustavo Restrepo e Carlos Vainer

Mediador: Pedro Sales

Convidados: Maria Adélia Borstelmann, Pedro Cristo e Alexandre Ramos

Urban Thinkers Sessions – Painel: Cidades Resilientes

10h às 12h30 | As cidades tornaram-se o palco de impactos climáticos, a exemplo de tempestades, secas, inundações, epidemias, variações de temperatura e do nível dos oceanos, além de crise hídrica com forte comprometimento para todos. Esses eventos tendem a se tornar constantes, intensos e imprevisíveis espaço-temporalmente. Hoje um dos maiores desafios diz respeito ao planejamento e gestão das cidades, face a esses cenários. Faz-se necessário estimular a cultura da resiliência seja ela ambiental, social ou econômica. Resiliência é a capacidade de um sistema absorver impactos e manter ativa as suas funções e processos. Diz respeito, ainda, à capacidade de uma sociedade em mitigar distúrbios através de ações que os minimizem. Esta, deve se desenvolver a partir de ações preventivas e corretivas, associadas a modelos de análise que ampliem a capacidade de predição dos efeitos das mudanças climáticas e sua intensidade. Nesta sessão, pergunta-se: Em termos ecológicos, o que torna uma cidade resiliente? Quais habilidades e competências podem resultar num fortalecimento da resiliência das cidades? Ambientalmente, como adaptar-se ao desconhecido? Que medidas adaptativas ou reparativas podem ser tomadas no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas sobre as populações mais pobres?

150min

Paço do Frevo, R. da Guia, S/N, Bairro do Recife

Lotação: 40 pessoas

Convidados: Maria Adélia Borstelmann, Pedro Cristo e Alexandre Ramos

Mediador: Kiev Gama

Convidados: Katharine Diniz, Thiago Carrapatoso e Martha Njeri Chumo

Urban Thinkers Session – Painel: Juventude e Tecnologias Abertas

10h às 12h30 | Da perspectiva da juventude, as ditas novas tecnologias de informação estão longe de ser uma novidade. Pelo contrário, elas se relacionam intrinsecamente com seu cotidiano, muitas vezes desde seu nascimento. Neste sentido, os diferentes usos e apropriações destas tecnologias pela juventude é uma dimensão decisiva no debate sobre a cidade que precisamos, em especial, quando consideramos não só as máquinas e dispositivos, mas também as diversas tecnologias sociais existentes. Quais os principais problemas enfrentados e, quais as potencialidades das iniciativas desenvolvidas por jovens que envolvem a apropriação de tecnologias abertas no espaço urbano? Quais princípios e propostas podem surgir deste contexto? Este encontro buscará retomar e aprofundar as propostas elaboradas no UTC envolvendo mais diretamente os eixos de tecnologia e juventude.

150min

Paço Alfândega, R. Alfândega, 35. Auditório (3° andar)

Lotação: 80 pessoas

Convidados: Katharine Diniz, Thiago Carrapatoso e Martha Njeri Chumo

Mediador: Henrique Foresti

Constituinte 1 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Constituinte 2 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 |Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

Paço Alfândega, R. Alfândega, 35. Auditório (3° andar)

Lotação: 80 pessoas

Constituinte 3 – Grupo de Trabalho

14h às 17h30 | Grupo de Trabalho para estabelecer trocas de experiências, projetos e pesquisas em torno de soluções possíveis e inovadoras. Reúne protagonistas da conferência para pautar os conceitos básicos da cidade que precisamos.

210min

Paço do Frevo, R. da Guia, S/N, Bairro do Recife

Lotação: 40 pessoas

Plenária Final

18h às 20h | Participantes se reúnem para apresentar o resultado do trabalho desenvolvido nas sessões constituintes e sistematizá-lo coletivamente em apenas um documento síntese. Os pontos mais relevantes irão compor o documento a ser apresentado ao Habitat III. Encerramento: Circe Monteiro (INCITI/UFPE) e Roberto Montezuma (CAU/UFPE)

120min

INCITI, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife

Lotação: 90 pessoas

Urban Labs

14h às 22h | No encerramento do laboratório urbano do UTC Recife tem desenvolvimento de mapa afetivo, debates, teatro, expedição fotográfica, e música, muita música pra comemorar o experimento da cidade que precisamos. Leia mais: (mais…)

480min

Rua Domingos José Martins, Bairro do Recife

Aberto ao público