7. Saudável

Diagnósticos:

Uma indesejada relação de disputa entre humanos e os outros elementos que compõem o ambiente (abióticos e bióticos) é observada. Observa-se também que, ao menos por hora, os humanos estão levando a melhor. Os processos de ocupação dos territórios, principalmente nas cidades, têm se dado de modo desorganizado e catastrófico e a natureza, que até pouco tempo, vinha sofrendo significativas baixas, já dá sinais de soerguimento. Eventos de reostasia – a fisiologia da mudança em busca do novo equilíbrio, tão comum na natureza, começa, de uma maneira mais clara, a ditar as suas novas “ordens mundiais”, cobrando de todos os seres vivos o uso de novas competências para se estabelecerem num novo ambiente.

Em termos práticos, tem faltado entendimento das leituras do que a natureza dita e, noutros casos, inobservância à necessidade de adoção de práticas efetivamente sustentáveis, principalmente noque tange os processos de ocupação do espaço.

Recomendações:

Promover condições para o estabelecimento de redes de convívio entre as pessoas e a natureza em qualquer parte da cidade.

Apoiar iniciativas que estimulem o uso de modais não poluentes, fundamentais para a melhoria da qualidade ambiental e social.

Incentivar ações para a reconexão e reintegração paisagem florestal a fim de se restabelecer algumas das condições biológicas pretéritas, fundamentais para conferir qualidade ambiental saúde para a sociedade.

Leave a Reply